≡ Menu

Mito da baixa liquidez no investimento em imóveis

Esses dias um amigo perguntou o que eu pensava sobre a baixa liquidez dos investimentos em imóveis. Respondi que não sabia do que ele estava falando 🙂

O que acontece, respondi, é que se o imóvel é posto a venda por quanto ele vale, não há nenhuma dificuldade em vendê-lo rapidamente. O problema da dificuldade em vender um imóvel rapidamente, em caso de emergência, é que as pessoas pedem muito mais do que o mercado está pagando. Isso pode acontecer por motivos sentimentais, da pessoa gostar do imóvel, de ter lembranças boas da época em que morou nele, por exemplo. Pode acontecer por motivos financeiros falhos, de querer adquirir alguma coisa mais cara com o valor obtido na venda. Ou pode ser simplesmente porque não quer vender por menos do que pagou.

Os dois primeiros motivos podem ser resolvidos com auto-análise. Temos que nos perguntar se realmente estamos pedindo o que o imóvel vale ou se nossos sentimentos estão afetando nossa capacidade de julgamento. Muitas vezes vamos nos dar conta que o problema está no fato de lá no fundo, não querermos vender.

Já o último motivo é o simples reflexo de outro problema que não foi visto lá atrás, quando compramos o imóvel em questão. Se não conseguimos vender rapidamente por estarmos cobrando mais do que o mercado está pagando, o problema pode ser simplesmente que pagamos muito pelo imóvel quando o compramos. Simples assim. Quando compramos o imóvel, pode ser que tenhamos nos apaixonado por ele, imaginando os momentos felizes que viveríamos ali. E neste estado de euforia é fácil aceitar pagar mais do que o imóvel realmente vale. Quando formos vender, no entanto, só conseguiremos cobrar essa diferença paga a mais caso encontremos um comprador com a mesma euforia que sentimos quando nós o adquirimos.

Devemos sempre lembrar que o segredo da compra de um imóvel é pagar o valor correto. Para isso, a emoção não pode fazer parte da equação. Isso é algo difícil de se conseguir quando falamos do primeiro imóvel, principalmente quando se trata de adquirir o imóvel onde vamos morar. Então minha sugestão é não dar muita bola para isso, porque quando decidirmos vender certamente aparecerá um apaixonado que irá pagar o que estamos pedindo. É questão de acreditar 🙂

A outra coisa que respondi em relação a baixa liquidez dos investimentos em imóveis, neste caso falando somente de investimentos, é que os imóveis são a base da construção do nosso patrimônio. Assim, devemos adquirir e manter, não ficar girando com eles. É bem aquela história que ouvimos algumas pessoas distintas e bem de vida contar: “Quando era mais jovem juntei um dinheirinho e comprei uma casinha. Como já estava acostumado a não contar com o dinheiro da prestação da casa quando acabei de pagá-la, resolvi continuar juntando dinheiro para uma segunda casa. E assim com a terceira, a quarta, a quinta. Hoje possuo diversos imóveis alugados que me rendem bem mais do que ganharia apenas com a aposentadoria.”

É tudo questão de começarmos cedo e manter a disciplina. Dá para começar com apenas R$ 500 mensais. Basta seguir as orientações de como investir utilizando os consórcios.

Grande abraço e sucesso. Bons investimentos.

icone whatsapp

Dúvidas? Clique aqui